A Incrível História do Avião: A Máquina que Revolucionou Gerações


O avião foi uma das maiores revoluções da humanidade em sua história. Quem poderia imaginar cruzar o céu e chegar em seu destino com uma rapidez e conforto absurdamente maiores que os navios e charretes? Mas será que você conhece a Incrível História do Avião?

A Incrível História do Avião: A Máquina que Revolucionou Gerações

A ideia de voar vem dos tempos antigos. Na mitologia grega um personagem famoso, Ícaro, criou asas para fugir de seu maior pesadelo, o Labirinto do Minotauro, em Creta. Infelizmente ele se aproximou muito do sol e suas asas não suportaram o calor. Desde as antigas lendas, o homem tentou voar e arquitetaram as mais engenhosas ideias.

Por volta do século XIX as invenções começaram a tomar uma forma mais consistente e até hoje há aprimoramentos no ramo da aviação. Em 400 a.C., Arquitas de Tareto tentou construir uma máquina que voasse, algum tempo depois Leonardo da Vinci elaborou seus projetos e Jean-Marie Le Bris disse ter levantado voo em 1856. Seguindo a linha do tempo, John Joseph Montgomery realizou o primeiro voo com um planador em 1883.

Apesar de todos nomes citados anteriormente serem peças primordiais para a aviação foi Santos Dumont e os irmãos Wright que trouxeram a aviação para outro nível. Antes de continuar, o artigo não visa dizer quem foi o primeiro a fazer um avião decolar, esta é uma briga boa e de anos. Considerado por uma boa parte das pessoas no mundo como o pai da aviação, Santos Dumont voou com um dirigível e o famoso 14-bis, voando por 21 segundos em uma distância de 200 metros e a 6 metros de altura nesta máquina.

A Incrível História do Avião: A Máquina que Revolucionou Gerações

Santos Dumont foi essencial na História do Avião por inventar uma aeronave que não precisava de impulso para voar, ela por meios próprios decolava. Enquanto os irmãos Wright criaram uma aeronave em que o piloto conseguia controlar e mante-la estável. Apesar da inovação, o Flyer, nome da aeronave dos irmãos Wright, precisava de uma ajudinha para decolar.

Independente de quem seja o verdadeiro inventor, cada um colaborou para esta história e hoje podemos voar e ter tanto conforto com estas máquinas incríveis. A capacidade de carga, de tempo de voo, de localização e muito mais a cada dia evoluem mais e beneficiam quem mais precisa dos serviços. Tivemos várias reviravoltas e tecnologias inventadas entre as duas grandes guerras e os modelos de aviões não pararam de aumentar.

Para os amantes da aviação, conhecer a História do Avião é parte da diversão. Assista ao documentário abaixo e fique por dentro.