Como Saber a Hora Certa para Marcar uma Manutenção


A preocupação com Manutenção em um helicóptero é grande entre pilotos e proprietários. Cabe a você prezar pela segurança do seu helicóptero, sem contar que ele custou muito caro para não ter a devida atenção. Se trata de uma rotina que precisa ser seguida rigorosamente.

A manutenção preventiva, ou também chamada de manutenção planejada, é prevista nos manuais dos helicópteros de tempo em tempo. As empresas que fabricam as aeronaves colocam o tempo certo e necessário para evitar problemas. As autoridades também aprovam estes manuais e expedem certificados para reiterar este período para manutenção. Conhecendo este processo, você precisa levar seu helicóptero para a oficina no tempo certo e evitar dores de cabeça.

Muitos pensam no lado financeiro apenas, pois alguns problemas podem levar a gastos que estavam fora do esperado. O equívoco está aí. Sabe como prevenir grandes gastos? Fácil. Criando o hábito de dar manutenções regulares.

A Manutenção Anual

Além das vistorias recorrentes e preventivas, uma inspeção anual também é necessária. Para atender a regulamentação dos órgãos aeronáuticos brasileiros é preciso cumprir este planejamento na manutenção do helicóptero a cada ciclo anual. Existe um documento chamado IAM, que significa: inspeção anual de manutenção, o qual deve ser apresentado para colocar o helicóptero no ar. Uma curiosidade: a aeronave deve fazer esta inspeção mesmo que não esteja voando.

Esta manutenção é principalmente para ver se os componentes estão vencidos ou precisando de troca, pois são equipamentos fundamentais para a segurança. A IAM equivale a 100 horas de manutenção seguida por uma minuciosa verificação na documentação do helicóptero, observando se aconteceu algum problema anterior, modificações e outros pontos.

Como Saber a Hora Certa para Marcar uma Manutenção

Manual para Manutenção

O manual de qualquer coisa é um guia a ser seguido com rigidez e não é diferente com um helicóptero. Leia, releia e leia novamente o manual, cada aeronave possui suas peculiaridades e portanto precisa de cuidados bem particulares.

Apesar de alguns pontos serem bastante parecidos entre aeronaves, a identificação de problemas é muito mais confiável e certa quando os procedimentos são seguidos com base no livrinho da manutenção.

O tempo de vida útil de tudo do helicóptero está ali, qualquer peça que tenha vencido sua validade, seja por horas de voo ou por prazo de confiabilidade, precisam ser substituídas urgentemente.

Um detalhe de extrema importância são as peças. Se no manual demanda para o helicóptero a peça “X”, não coloque outra. O manual é específico por motivos únicos: segurança e funcionamento. Pode parecer algum tipo de besteira, mas um único parafuso diferente do manual pode causar grandes danos. Nada fora, nada menos, nada mais.

Espero ter contribuído e logo teremos mais postagens para você se informar.

 


Leia também sobre Como Escolher o Melhor Helicóptero.